Exposições Temporárias
Do Ocidente ao Oriente – Cristy Alberto
A exposição temporária “Do Ocidente ao Oriente”, de Cristy Alberto, patente no Convento da Orada, convida o público a explorar a multidimensionalidade da vida e a apreciar a beleza, tanto na forma abstrata, como no detalhadamente figurativo. É um convite para ver além da superfície e descobrir as narrativas profundas que residem em cada pintura.
As cores vibrantes tecem inúmeras histórias da condição humana.
À Descoberta d’Os Lusíadas no Convento da Orada
A Fundação Convento da Orada assinala os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Para tal, exibe “À Descoberta d’Os Lusíadas” no Convento da Orada, em Monsaraz, exposição que aposta no diálogo entre várias obras do seu acervo e os célebres “Os Lusíadas”, de Camões, obra magna da Cultura Portuguesa, publicada em 1572, cerca de 70 anos após a viagem de Vasco da Gama, rumo à descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Ao longo do percurso expositivo descobrir-se-ão vários aspetos da narrativa do Poema Épico, vertidas nas obras de arte e arqueologia que, direta ou indiretamente, evocam a epopeia dos portugueses na época dos Descobrimentos, as suas dificuldades e resistências, aura mitológica que a envolve, bem como os caminhos mais ou menos gloriosos da História de Portugal.
Desenfoques – Inmaculada González Rodríguez
Inmaculada González Rodríguez (Badajoz, 1964), é licenciada em Belas Artes pela Faculdade de Sevilha Santa Isabel de Hungria (1984-89) e mestre em Desenvolvimento Pessoal (2018). Atualmente, exerce funções de docente na área do Desenho na IES San Fernando de Badajoz.
Artista polifacetada, iniciou a sua carreira no domínio da pintura, em 1988, com a primeira exposição em Talavera la Real, Badajoz. Seguiram-se outras exibições, em Espanha, tendo sido galardoada com primeiros e segundos prémios no “Certamen de Arte del Casino de Badajoz” (2012-2015).
Em 2016, começou a dedicar-se à fotografia que, nas suas palavras, “era um assunto pendente, não o ato de fotografar em si, mas de mergulhar nas suas possibilidades”. Nesse ano, participou na sua primeira exposição individual, na sala da Galeria de Badajoz. Desde então, tem apresentado as suas obras em diversas cidades como Badajoz, Mérida, Huelva, Madrid, Portalegre, Córdoba, Cádiz, Cáceres, Plasencia, Olivença, Aldeia da Luz e Monsaraz.
Desde julho de 2017, colabora com a revista GRADA – Cultura, Lazer, Desporto e Inclusão Social, publicando mensalmente artigos sobre Arte.