2ª Edição | 2013-2014

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

O Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), a Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), o Presidente da OA/ Ordem dos Arquitectos de Portugal e o Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores da II Edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar sobre o resultado da atribuição do Prémio Ibérico e Menções Honrosas.

Na sequência de criteriosa seleção das 36 candidaturas submetidas ao Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, foram apurados 8 finalistas, dos quais foram selecionados o Prémio Ibérico 2013–2014 e duas Menções Honrosas.

A avaliação considerou as investigações que melhor respondiam aos critérios de seleção definidos, nomeadamente o contributo para o conhecimento na problemática abordada; a originalidade e inovação na investigação; a fundamentação teórica através da revisão da literatura e da definição do estado da arte; a justificação assim como a qualidade das metodologias de investigação aplicadas.

O elevado número de candidaturas e a qualidade geral das investigações submetidas dificultou a seleção final, da qual se destacou, por unanimidade, pela sua consistência e excelência, o Premiado desta II Edição.

I Prémio Ibérico (no valor de 3000 euros):

Autora: Joana Maria dos Santos Gonçalves
Título: Tradição em Continuidade: Levantamento das Quintas da Terra Fria Transmontana e Contributos para a Sustentabilidade.

2 Menções Honrosas (sem dotação económica):

Obs. Júri: Menção atribuída devido ao rigor e sistematização da investigação
Autora: Cristiana Veiga de Macedo Lamas
Título: Consolidação e Reforço de Estruturas de Alvenaria e de Madeira. Técnicas de Intervenção integradas na Reabilitação Arquitectónica do Edificado Antigo Português.

Obs. Júri: Menção atribuída devido à metodologia e profundidade da investigação
Autora: Marta Colón Alonso
Título: Transformaciones Históricas en el Convento de San Francisco de Betanzos.

Felicitam-se os premiados pela qualidade das investigações submetidas.

Cerimónia de Atribuição do Prémio

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico e das Menções Honrosas integrou a cerimónia do Dia Mundial da Arquitetura, que decorreu no dia 7 de Outubro, às 18h, na sede da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

Local da Cerimónia

Travessa do Carvalho, 23