3ª Edição | 2015-2016

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

A Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), O Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), o Presidente da Ordem dos Arquitetos (OA) de Portugal e o Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores da III Edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar sobre o resultado da atribuição do Prémio Ibérico e respetivas Menções Honrosas.

Na sequência de criteriosa seleção das 34 candidaturas submetidas ao Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional foram apurados 5 finalistas, dos quais foram selecionados o Prémio Ibérico 2015–2016 e quatro Menções Honrosas.

O júri do Prémio Ibérico, na sua avaliação, considerou as investigações que melhor representavam o Prémio Ibérico e respondiam aos critérios de seleção definidos, nomeadamente o contributo para o conhecimento na problemática abordada; a originalidade e inovação na investigação; a fundamentação teórica através da revisão da literatura e da definição do estado da arte; a justificação assim como a qualidade das metodologias de investigação aplicadas.

O elevado número de candidaturas e a qualidade geral das investigações submetidas dificultou a seleção final, da qual se destacou, por unanimidade, pela sua consistência e excelência, o Premiado desta III Edição.

I Prémio Ibérico (no valor de 3000 euros):

Autor: Pedro Miguel Jimenez Vicario
Título: Vernácula Modernidad.

4 Menções Honrosas (sem dotação económica):

Autora: Lidia Garcia Soriano
Título: La restauración de la arquitectura de tapia.

Autor: Eloy Algorri
Título: Evolución y distribución territorial de las técnicas constructivas en la arquitectura popular” El caso del hórreo cantábrico.

Autora: Henrique António Abreu Rodrigues
Título: Reabilitação do Património rural. O caso da Aldeia da Anta, Lamego.

Autor: Joaquim Augusto Ferreira Pimenta de Almeida
Título: Reabilitação do Património Edificado Corrente.

Felicitam-se os premiados pela qualidade das investigações submetidas.

Cerimónia de Atribuição do Prémio

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico e das Menções Honrosas integrou a cerimónia do Dia Mundial da Arquitetura, que decorreu no dia 3 de Outubro, às 11h30, na sede da Universidad de Valladolid (no Campus de La Yutera).

Local da Cerimónia

Palacio de Pardo Aguado, calle Mayor, nº 19, Palencia