4ª Edição | 2017-2018

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

A Presidente da Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), a Presidente da Fundação Convento da Orada (FCO), o Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA) e o Presidente da Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), instituidores do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, têm a honra de informar da sua decisão.

Foram apresentadas 38 candidaturas a esta 4ª edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, das quais 34 foram consideradas elegíveis, segundo os critérios estipulados em regulamento próprio. Entre as referidas candidaturas foram apurados 5 finalistas, tendo-se decidido que o Prémio Ibérico 2017–2018 é atribuido ex-aequeo a 3 candidatos.

O júri considerou, que os 3 trabalhos ganhadores respondem aos critérios de seleção estabelecidos, nomeadamente um relevante contributo para o conhecimento; sólida fundamentação teórica; relevante metodologia de investigação e sobretudo, originalidade e a inovação na problemática abordada. Um dos membros do júri absteve-se na avaliação final dos prémios atribuídos.

O caráter inovador e a excecionalidade presente nos trabalhos premiados caracterizam os resultados desta 4ª edição do Prémio Ibérico.

I Prémio Ibérico (no valor de 3000 euros):

Partilhado ex-aequeo entre os 3 premiados desta edição:

Autor: Juan Cascales Barrio
Título: Territorio y paisaje en la sierra de Aracena. Casas y asentamientos entre los siglos XV y XX.

Autora: Ana Patrícia Silveiro Correia
Título: A Reabilitação do Edificado Habitacional no Centro Histórico de Viana do Castelo.

Autor: Javier Lara Garcia
Título: Casa y Morfología Urbana: Análisis de una vivienda.

Felicitam-se os premiados pela qualidade das investigações submetidas.

Cerimónia de Atribuição do Prémio

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico integrou os eventos do Dia Mundial da Arquitetura e decorreu no dia 12 de Outubro, às 19h, na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, no Porto.

Local da Cerimónia

sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos