5ª Edição | 2019-2020

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

A Fundação Convento da Orada (FCO), a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA), a Fundación Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de Léon (FUNCOAL), e a Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), são instituidoras do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, desde 2011. As instituições têm o prazer de anunciar os nomes dos autores cujas investigações foram consideradas as vencedoras da quinta edição deste prémio internacional bienal.

Foram apresentadas 25 candidaturas nesta 5ª edição do Prémio Ibérico, das quais 23 candidaturas foram consideradas elegíveis, segundo os critérios estipulados em regulamento próprio. Entre as referidas candidaturas foram apurados 5 finalistas, tendo-se tomado a decisão, que o Prémio Ibérico 2019-2020 seria atribuido ex-aequeo a 2 candidatos, Mafalda Batista Pinheiro Pacheco e Ignacio Cabodevilla-Artieda, e a Menção Honrosa a Ana Coronado Sánchez.

I Prémio Ibérico (no valor de 3000 euros):

Partilhado ex-aequeo entre os 2 premiados desta edição:

Autor: Mafalda Batista Pinheiro Pacheco
Título: Fuzeta: um núcleo urbano piscatório singular.

Autora: Ignacio Cabodevilla-Artieda
Título: ”Análisis comparativo de la arquitectura gótica en los reinos de Aragón y Nápoles ( S.XIII-XV)”.

Felicitam-se os premiados pela qualidade das investigações submetidas.

Menção Honrosa (sem dotação económica):

Autora: Ana Coronado Sánchez
Título: ”Umbrales: Paisajes de transición entre conjuntos urbanos y ruedos agrícolas en la Sierra Morena de Huelva”.

Cerimónia de Atribuição do Prémio

A Cerimónia de atribuição do Prémio Ibérico foi adiada para a Primavera de 2020, devido à atual Pandemia. Mais informação será transmitida oportunamente.